quarta-feira, 27 de junho de 2012

REFLEXÃO FINAL



A elaboração deste e-portefólio teve como principal finalidade dar a conhecer as temáticas abordadas ao longo da Unidade Curricular de Sistemas Educativos: organização e avaliação.
Os textos nele constantes foram elaborados com base em leituras e pesquisas individuais e orientadas pelo docente da unidade curricular, assim como foram resultantes do debate levado a cabo no contexto das salas virtuais. Neste âmbito, a discussão que decorreu nos fóruns e que incidiu sobre os diferentes temas, revestiu-se de grande pertinência, pois contribuiu para o aprofundamento de cada uma das temáticas.
Neste contexto, considero que o trabalho desenvolvido e dinamizado em cada uma das salas virtuais (e a propósito de cada tema estudado) foi muito enriquecedor, permitiu a troca e partilha de opiniões, assim como o confronto de opiniões.
De salientar a qualidade dos documentos orientadores disponibilizados para análise e discussão que deram um forte contributo para sustentar e/ou complementar as temáticas em estudo.
Destaque-se, ainda, o acompanhamento e o feedback por parte do docente da unidade curricular, em todas as atividades levadas a cabo, facto que contribuiu para o contínuo aprofundamento de conhecimentos e potenciando uma atitude reflexiva sobre o desempenho individual.
Apesar dos pontos fortes já apontados, e no que respeita à “construção” deste instrumento faço referência  a alguns pontos fracos: problemas técnicos (justificar textos, uniformizar o tipo de letra, introduzir cores nos títulos, etc), que atribuo ao facto de não dominar por completo este recurso. Contudo, a experiência foi positiva e muito enriquecedora.
Procurei atualizar a informação de acordo com as temáticas estudadas, reconhecendo que gostaria de o ter feito de forma mais aprofundada e sistemática.
Considero que é um instrumento de trabalho muito aliciante e que nos permite o enriquecimento/alteração/reformulação/melhoria constantes. Alio a estes fatores,  a presença constante do aspeto reflexivo sobre a ação desenvolvida.
Concluo esta reflexão fazendo referência ao facto que a unidade curricular contribuiu para fazer uma atualização de conhecimentos, complementando-os e permitiu, igualmente, efetuar uma recolha de informação rica e válida para uma aplicação contextualizada, no que concerne aos domínios profissional e pessoal

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