A elaboração deste e-portefólio teve como principal
finalidade dar a conhecer as temáticas abordadas ao longo da Unidade Curricular
de Sistemas
Educativos: organização e avaliação.
Os textos nele constantes foram elaborados com base em
leituras e pesquisas individuais e orientadas pelo docente da unidade
curricular, assim como foram resultantes do debate levado a cabo no contexto
das salas virtuais. Neste âmbito, a discussão que decorreu nos fóruns e que incidiu
sobre os diferentes temas, revestiu-se de grande pertinência, pois contribuiu
para o aprofundamento de cada uma das temáticas.
Neste contexto, considero que o trabalho desenvolvido
e dinamizado em cada uma das salas virtuais (e a propósito de cada tema
estudado) foi muito enriquecedor, permitiu a troca e partilha de opiniões,
assim como o confronto de opiniões.
De salientar a qualidade dos documentos orientadores
disponibilizados para análise e discussão que deram um forte contributo para
sustentar e/ou complementar as temáticas em estudo.
Destaque-se, ainda, o acompanhamento e o feedback por
parte do docente da unidade curricular, em todas as atividades levadas a cabo,
facto que contribuiu para o contínuo aprofundamento de conhecimentos e
potenciando uma atitude reflexiva sobre o desempenho individual.
Apesar dos pontos fortes já apontados, e no que
respeita à “construção” deste instrumento faço referência a alguns pontos fracos: problemas técnicos
(justificar textos, uniformizar o tipo de letra, introduzir cores nos títulos,
etc), que atribuo ao facto de não dominar por completo este recurso. Contudo, a
experiência foi positiva e muito enriquecedora.
Procurei atualizar a informação de acordo com as
temáticas estudadas, reconhecendo que gostaria de o ter feito de forma mais
aprofundada e sistemática.
Considero que é um instrumento de trabalho muito
aliciante e que nos permite o enriquecimento/alteração/reformulação/melhoria
constantes. Alio a estes fatores, a
presença constante do aspeto reflexivo sobre a ação desenvolvida.
Concluo esta reflexão fazendo referência ao facto que a unidade
curricular contribuiu para fazer uma atualização
de conhecimentos, complementando-os e permitiu, igualmente, efetuar uma recolha
de informação rica e válida para uma aplicação contextualizada, no que concerne
aos domínios profissional e pessoal.
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