No
“Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão Escolas para o século XXI”
(Comissão das Comunidades Europeias, 2007), lê-se que “a instituição escolar
não pode permanecer estática se quiser servir de fundação para uma aprendizagem
ao longo da vida e se pretender contribuir plenamente para a prosperidade
social e económica dos Estados-Membros”.
Neste
contexto, podemos dizer que a investigação pedagógica tem vindo a evoluir no
que toca ao conceito de aprendizagem, mas o percurso tem sido lento, especialmente
no que concerne aos métodos de ensino e de organização escolar. A educação ao
longo de toda a vida deixou de ser um ideal inatingível e existe um conjunto de
alterações que a tornam cada vez mais necessária.
Os
sistemas educativos e de formação necessitam de encetar mudanças perante os
desafios da sociedade do conhecimento e da globalização. Decorrente desta
necessidade, desde que se realizou o Conselho Europeu de Lisboa, que diversos
eventos e iniciativas “demonstram que o desenvolvimento dos sistemas de
educação e de formação, no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida e numa
perspetiva mundial, tem sido crescentemente reconhecido como fator crucial para
o futuro da Europa, na era do conhecimento”. De salientar que, neste âmbito, as
tecnologias da informação e da comunicação desempenham um papel de relevo, com
grande potencial para apoiar a aprendizagem autónoma, assim como a construção
de conhecimentos e consequente desenvolvimento de competências.
Referimo-nos, pois, a uma sociedade
educativa baseada na aquisição, actualização e utilização dos conhecimentos.
Com efeito, a sociedade exige hoje dos cidadãos uma actualização contínua ao
nível dos conhecimentos. O conceito de educação ao longo da vida está cada vez
mais presente, sendo que o saber ao longo da vida, permite a construção da
pessoa enquanto ser humano, aumentando e actualizando as suas competências.
Neste domínio, a escola desempenha um
papel crucial na formação de cidadãos, que estejam integrados na sociedade da
informação. É importante que os alunos passem por um período de escolarização
pré-estabelecido, como acontece actualmente, mas para além deste é importante
que o conceito de educação se desenvolva e que dê lugar a um processo de
aprendizagem ao longo da vida, que não se limite à aquisição de determinadas
competências num período de tempo pré-estabelecido segundo planos curriculares
uniformes.
É
incontornável que a aprendizagem ao longo da vida se tornou uma necessidade
para qualquer indivíduo, pelo que existe uma necessidade premente de
desenvolvimento de competências, quer em termos profissionais, quer pessoais
(refletindo-se na necessidade de participação consciente e ativa na sociedade).
Referências bibliográficas:
Comissão das
Comunidades Europeias (2007).Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão
Escolas para o Século XXI. Bruxelas.
DELORS, Jacques
(coord), 2003, Educação um Tesouro a
Descobrir – Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, (8.ª ed.), Porto:
Edições Asa.
Jornal Oficial das
Comunidades Europeias (2002). Programa de Trabalho pormenorizado sobre o
seguimento dos objetivos dos sistemas de educação e de formação na Europa.
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