sábado, 19 de maio de 2012

OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A EUROPA DO CONHECIMENTO


No “Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão Escolas para o século XXI” (Comissão das Comunidades Europeias, 2007), lê-se que “a instituição escolar não pode permanecer estática se quiser servir de fundação para uma aprendizagem ao longo da vida e se pretender contribuir plenamente para a prosperidade social e económica dos Estados-Membros”.

Neste contexto, podemos dizer que a investigação pedagógica tem vindo a evoluir no que toca ao conceito de aprendizagem, mas o percurso tem sido lento, especialmente no que concerne aos métodos de ensino e de organização escolar. A educação ao longo de toda a vida deixou de ser um ideal inatingível e existe um conjunto de alterações que a tornam cada vez mais necessária.

Os sistemas educativos e de formação necessitam de encetar mudanças perante os desafios da sociedade do conhecimento e da globalização. Decorrente desta necessidade, desde que se realizou o Conselho Europeu de Lisboa, que diversos eventos e iniciativas “demonstram que o desenvolvimento dos sistemas de educação e de formação, no contexto de uma aprendizagem ao longo da vida e numa perspetiva mundial, tem sido crescentemente reconhecido como fator crucial para o futuro da Europa, na era do conhecimento”. De salientar que, neste âmbito, as tecnologias da informação e da comunicação desempenham um papel de relevo, com grande potencial para apoiar a aprendizagem autónoma, assim como a construção de conhecimentos e consequente desenvolvimento de competências.

Referimo-nos, pois, a uma sociedade educativa baseada na aquisição, actualização e utilização dos conhecimentos. Com efeito, a sociedade exige hoje dos cidadãos uma actualização contínua ao nível dos conhecimentos. O conceito de educação ao longo da vida está cada vez mais presente, sendo que o saber ao longo da vida, permite a construção da pessoa enquanto ser humano, aumentando e actualizando as suas competências.

Neste domínio, a escola desempenha um papel crucial na formação de cidadãos, que estejam integrados na sociedade da informação. É importante que os alunos passem por um período de escolarização pré-estabelecido, como acontece actualmente, mas para além deste é importante que o conceito de educação se desenvolva e que dê lugar a um processo de aprendizagem ao longo da vida, que não se limite à aquisição de determinadas competências num período de tempo pré-estabelecido segundo planos curriculares uniformes.

É incontornável que a aprendizagem ao longo da vida se tornou uma necessidade para qualquer indivíduo, pelo que existe uma necessidade premente de desenvolvimento de competências, quer em termos profissionais, quer pessoais (refletindo-se na necessidade de participação consciente e ativa na sociedade).

Referências bibliográficas:

Comissão das Comunidades Europeias (2007).Documento de Trabalho dos Serviços da Comissão Escolas para o Século XXI. Bruxelas.

DELORS, Jacques (coord), 2003, Educação um Tesouro a Descobrir – Relatório para   a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, (8.ª ed.), Porto: Edições Asa.

Jornal Oficial das Comunidades Europeias (2002). Programa de Trabalho pormenorizado sobre o seguimento dos objetivos dos sistemas de educação e de formação na Europa.



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